Porque o Natal é tão importante

É a maior celebração do mundo. Nenhuma outra supera o Natal em quantidade de dias, volume de pessoas e até investimento envolvidos nesta celebração. A maioria dos feriados tem apenas um dia, mas o Natal é um mês inteiro. Durante o período de Natal, bilhões de pessoas saem da rotina e investem tempo para decorar suas casas, enviar mensagens, comprar presentes, assistir especias de Natal na TV e viajar longas distâncias para estar com os seus familiares. Existem lojas e empregos especificamente criados para a época de Natal. Quando dezembro chega, é impossível deixar de perceber o Natal, ele está em todo lugar.

Se paramos pra pensar, é incrível ver que o nascimento humilde e simples de um menino, dois mil anos atrás, no leste da Ásia, tenha causado tanta comoção e impacto, até hoje seu aniversário causa congestionamentos no transito de grandes cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Nova York e Calgary.

Talvez você nem se de conta que toda vez que você confere o calendário ou coloca data num documento, você está usando Jesus Cristo como ponto de refência. Por causa de Jesus, a história é dividida em dois tempos, AC (antes de Cristo) e DC (depois de Cristo. Todos os acontecimentos na história e em seu calendário são datados em torno de quantos dias e anos se passaram desde que Jesus Cristo apareceu na terra. Até o seu aniversário é datado de acordo com o aniversário dele.

Na noite em que Jesus Cristo nasceu em Belém de Nazaré, um pequeno grupo de pobres pastores de ovelhas estava tomando conta de seus rebanhos nos campos próximos da cidade. Tudo parecia como sempre havia sido em centenas de outras noites. Mas o que estava para acontecer transformou não somente a vida daqueles pastores, mas de bilhões de pessoas ao redor do mundo. “Repentinamente um anjo do Senhor aparaceu-lhes e a glória do Senhor resplandeceu ao redor deles. O anjo lhes disse: Não tenham medo. Estou lhes trazendo boas novas de grande alegria que são para todo o povo, hoje na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador, que é Cristo o Senhor.” Lucas 2:8-14

Veja que o anjo disse que o Natal, ou nascimento de Jesus, traria “grande alegria…para todo o povo”. Mas como isto pode ser verdade, se para muita gente o Natal é sinônimo mais de tristeza do que de felicidade? É um período de muito stress. Muitos se sentem pressionados, ao invés de terem momentos de alegria e prazer, o Natal se transforma num peso e não um deleite, um tempo para se lamentar ao invés de aproveitar.

Possivelmente existem muitas razões que te façam sentir-se só, abandonado ou até em depressão durante o período de Natal. Talvez você não tenha ninguém com quem realmente gostaria de passar o Natal. Talvez o Natal lhe traga péssimas recordações, de perdas, de dores ou de mudanças na sua vida. Quem você esteja exausto e cansado com tudo que aconteceu na sua vida neste ano que passou. Mas não importa o que você esta sentindo, saiba que neste Natal, Deus se importa profundamente com o que você sente e por isto; “ele enviou e deu seu único filho para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:16

Não interessa qual é o seu passado, problemas em sua vida ou circunstâncias que você tem enfrentado, o nascimento de Jesus, Natal, é a melhor notícia que você poderia receber. Por trás de todos sinais e sons do Natal, existe uma simples e profunda verdade que pode transformar sua vida para melhor aqui na terra e para a eternidade. Neste momento, não existe nada mais importante que para você do que entender o verdadeiro sentido e implicancias do Natal para sua vida.

O ritmo de sua vida anda muito agitado? Você não está bastante ocupado organizando a festa e os presentes de Natal? Gostaria de lhe propor uma pausa, tire um tempo para entender o que o Natal realmente representa e receba o melhor presente de Natal que você jamais poderia ter recebido, o presente de Natal de Deus pra você.

O presente de Natal de Deus tem três qualidades que o tornam único: primeira, é o presente mais caro que você poderia receber, não tem preço, Jesus pagou por isto com a vida dele. Segunda, é o único presente que você vai receber que dura para sempre, eterno. E finalmente, é um presente extremamente prático, que você irá usar todos os dias para o resto de sua vida. Está interessado?

Então invista tempo para desembrulhar o presente de Natal que Deus tem pra você. É impressionante como tanta gente tenha celebrado o Natal por tanto tempo em suas vidas e nunca tenha aberto e aproveitado o maior e mais caro presente de Natal. Jesus Cristo é este presente, abra-o e desfrute de todos os benefícios e bençãos de Deus para sua vida. Em Jesus seu passado é perdoado, ele tráz um propósito para sua vida e lhe pode lher dar uma morada eterna no céu.

Não importa se você é Católico, Protestante, Judeu, Mussulmano, Budista, Hindu, Mormom, ou não possua religião nenhuma, Jesus não veio para nos trazer uma religião! Ele veio para tornar novamente possível o nosso relacionamento com Deus.

Minha oração é para que você possa estar aberto para receber Jesus, e desfrutar do amor de Deus que nele está. E minha sugestão para você é que dedique um tempo para ler a o livro de João encontrado na Bíblia, lá você entederá o verdadeiro significado de Jesus para a sua vida.

Um Feliz e Abençoado Natal!

Marcos Hume
Extraído e adaptado do livro The Purpose of Christmas, de Rick Warren

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *